Hoje o e-mail marketing é a ferramenta com o melhor retorno sobre investimento do mercado, superando qualquer outra forma de gerar leads. 

O motivo é simples: quase todas as pessoas tem um e-mail, e o custo de realizar disparos é baixo em comparação com outras estratégias.

Se você é novo no universo do marketing digital ou está procurando se atualizar quanto às tendências, é importante ter esses dados em mente. 

Segundo o relatório 2018-2022 do Radicati Group, estima-se que teremos 4,3 bilhões de pessoas com contas de e-mail válidas até o final de 2022. 

Ainda, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018,  divulgada no ano passado, 57% dos brasileiros têm o envio de e-mails como a principal finalidade ao usar a internet.

O potencial é imenso, mas para garantir o sucesso é preciso de uma estratégia, uma boa segmentação e informações relevantes no momento certo.

Por isso, vamos oferecer algumas dicas sobre as principais estratégias de e-mail marketing e métricas interessantes para ficar de olho!

As diferentes estratégias de e-mail marketing

Inbound marketing

A estratégia de inbound consiste em uma série de e-mails programados para guiar o lead em uma jornada de compra.

Ou seja, antes de sair disparando, é preciso pensar em quem é o seu lead e estruturar o fluxo que ele irá percorrer até decidir pela compra.

A maioria das empresas começa esse fluxo com um bom material de conversão, que irá atrair o usuário e oferecer informações relevantes. Este pode ser divulgado por meio das redes sociais. 

Com o lead dentro de sua base, é possível começar enviando um e-mail de boas-vindas, que apresente a empresa e direcione o usuário para outros conteúdos de topo ou meio de funil – como blogposts que toquem em suas necessidades, dores, desejos ou objeções.

Dentro dessa jornada, a quantidade de e-mails vai depender da complexidade do serviços, da maturidade do mercado e do ciclo de compras do seu cliente. 

Para fechar, envie um e-mail marketing mais comercial, com ofertas ou gatilhos mentais focados totalmente na compra.

Basho

O basho é uma estratégia indicada para quem prospecta para um nicho bastante específico. Ele consiste na criação de um fluxo direto e objetivo, com e-mails totalmente personalizados com foco no fechamento de negócios e no agendamento de uma reunião.

São criadas três ou no máximo quatro versões de e-mail, sempre conversando diretamente com os profissionais que a empresa pretende atingir. 

Cadência

O fluxo de cadência também é altamente eficiente. Ao contrário do inbound, não tem foco em atração, mas em tentativas de contato comercial automatizadas.

Os e-mails completam uma sequência em que a empresa se apresenta e se coloca à disposição do usuário, depois tenta agendar uma reunião com base na solução de alguma objeção.

Uma tentativa de conversa por telefone é realizada e, caso não tenha êxito, por fim é enviado um e-mail sinalizando que não entrará mais em contato, mas deixará o canal aberto para a comunicação.

Métricas importantes para mensurar o e-mail marketing

Agora que você já conheceu algumas das estratégias, é importante saber quais são as taxas que indicam o sucesso de suas ações.

A primeira de todas é a taxa de abertura, que indica quantas pessoas de fato visualizaram seu e-mail em comparação com quantas o receberam.

Para ter uma análise mais completa, é indicado realizar testes com assuntos de e-mail diferentes e com disparos em horários distintos, descobrindo qual destes oferece a maior taxa e definindo os próximos passos.

Outro ponto importante é a taxa de cliques. Além de ler, quantos usuários chegaram a clicar na CTA proposta pela marca? A dica é inserir links em diferentes pontos do e-mail, como em headers e no próprio texto, além do botão, o que costuma aumentar as chances do clique acontecer.

taxa de conversão também tem alto valor. Ela indica quem visualizou o e-mail, clicou na CTA e realizou uma conversão posteriormente, como uma compra. Para ter acesso a esses dados, é preciso realizar uma interação com o Google Analytics!

Por fim, os números da taxa de rejeição também devem ser considerados. Essa métrica vai indicar quantos e-mails nunca chegaram aos destinatários da sua base.  Caso seja muita alta, é melhor pensar na higienização.

Com esses índices em mente, ficará muito mais simples entender a eficiência das suas ações com e-mail marketing, realizando otimizações onde for necessário!

Estudo e preparação profissional para uma estratégia de e-mail marketing eficiente

Conhecendo as estratégias e métricas importantes, você já deu o primeiro passo para começar a trabalhar com essa poderosa ferramenta!

Mas, para garantir uma atuação profissional de sucesso, nada melhor do que investir em capacitação e treinamento.

Um curso especializado e de curta duração é o suficiente para que você tenha um panorama completo dessa estratégia e possa gerar bons números onde quer que vá!

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