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Quais são os tipos de mídias digitais?

Por Bartira Pontes

Mídias Digitais é um termo que se aplica a vários contextos. Dentro do marketing está relacionado a canais e formatos digitais para comunicar as mensagens e estabelecer relações entre empresas e pessoas.

As mídias digitais podem ser classificadas em pelo menos 3 tipos, vamos entender o que são e como usá-las abaixo:

  •      –  Mídia Proprietária
  •      –  Mídia Conquistada
  •      –  Mídia Paga

 

Mídia Proprietária (owned media)

São os canais e formatos próprios da empresa, tais como sites, aplicativos, bases de dados (e-mails, números de telefone, nome, …).

Em essência, a Mídia Proprietária é o conjunto de canais e formatos sobre o qual a empresa tem controle, tanto com relação à infraestrutura, hospedagem, segurança, backup, quanto sobre a produção e distribuição de conteúdo.

Em uma definição mais ampla, os canais de Mídia Proprietária também podem considerar as redes sociais da empresa, por conta da produção e distribuição próprias de conteúdo, mesmo que a hospedagem, segurança e backup de dados não estejam sob seu controle. Afinal, por mais confiáveis e longevos que canais como o YouTube ou Instagram possam parecer, a qualquer momento eles podem perder o conteúdo publicado ou até mesmo deixar de existir.

A Mídia Proprietária é a sede oficial da empresa na internet, e deve estar em constante alimentação e manutenção.Um de seus pontos fortes é formar audiências reconhecidas, isto é, pessoas que já tiveram algum contato com a empresa, e que por isso podem ser mais engajadas em ações de marketing e vendas.

Mídia Conquistada (Earned Mídia)

Nas Mídias Digitais a Mídia Conquistada é representada por:

– Conquista das primeiras posições na busca orgânica (Seach Engine Optimization – SEO) pelo desenvolvimento de conteúdo relevante e tecnologia de site.
– Conquista de visibilidade orgânica por meio da disseminação de conteúdo nas redes sociais.
– Conquista de espaço editorial, fruto do trabalho de assessoria de imprensa e relações públicas.

A Mídia Conquistada é indicada para a construção de presença em canais de visibilidade e influência fora do território da empresa. Pode ser ativada de forma pontual, mas os melhores resultados vêm de estratégias de longo prazo que envolvem investimento em profissionais conectados com as necessidades, interesses e influenciadores do mercado, produção de conteúdo de qualidade, e tecnologias de indexação e distribuição de informação. São eficientes na construção de reputação e na ampliação do engajamento e consideração de marca.

Mídia Paga (paid media)

Mídia Paga é a compra de mídia para anunciar a empresa na internet (ou em outros canais digitais). Pode ser usada para atender diferentes objetivos de marketing e vendas.

Atualmente o Google e o Facebook concentram a maior parte dos investimentos em mídia paga, por meio da venda de posicionamentos, formatos e dados para segmentação de público-alvo em suas ferramentas Google Ads e Facebook Ads. Apesar deste duopólio, há uma infinidade de vendedores e formas de comprar mídia paga na internet, inclusive diretamente dos veículos de comunicação que oferecem espaços para publicidade.

A Mídia Paga oferece:

– Possibilidade de direcionar a comunicação para o público-alvo desejado.
– Garantia de métricas de reconhecimento (alcance, visibilidade, engajamento) dentro de um tempo determinado
– Planejamento de retorno sobre o investimento de publicidade (ROAS).

A Mídia Paga é tradicionalmente uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de marketing e vendas das empresas. No ambiente digital ela é potencializada pelo uso de dados, que aumentam a eficiência das segmentações e da escolha criativa para alcançar os públicos desejados.

Estes tipos de Mídias Digitais são complementares. O profissional de marketing e comunicação precisa estar atento às ações em cada uma delas pois este mix potencializa os resultados do plano de mídia.

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Bartira Pontes

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