Introdução: O comportamento, os números e seus usuários.
Através de uma atividade inicial de definições de um ecossistema digital para corporações, iniciamos todo o desenrolar do curso, definindo assim as principais disciplinas digitais, suas correlações e importâncias no desenvolvimento de uma estratégia digital mais adequada a sua realidade.
- Dados quantitativos da internet mundial e nacional
- Conceitos básicos do marketing digital
- Desafios do marketing digital para agências, anunciantes e veículos de comunicação
- Mercado digital: como está estruturado e seus desafios
- Estudos comportamentais dos internautas (mundo e Brasil)
- Perfil do internauta
- O novo consumidor, seu papel e exigências
Plataformas Digitais: O dia a dia do MKT Digital… Site, blogs e afins.
Nesse módulo simularemos todo o processo de construção da plataforma digital de sua empresa (site, ecommerce, blog, intranet). Desde seu processo de escolha de fornecedores, precificações, definições de escopo... entrando em processos decisórios de plataformas, arquitetura de informação, SEO, conteúdo. Todas as disciplinas e metodologias fundamentais para você gerenciar sua plataforma ou desenvolver a melhor e mais adequada para sua empresa / projeto.
- Compreendendo Produtos Digitais
- Para Criar: Metodologias criativas (introdução ao conceito e as metodologias)
- Entendendo o mercado
- Compreendendo os públicos (personas)
- Definindo o produto (MVP)
- Para Executar: Metodologias ágeis (introdução ao conceito e as metodologias)
- Formando o time ideal
- Definindo as entregas
- User Experience (design, arquitetura, wireframes, prototipagem)
- Desenvolvimento (tecnologias, ferramentas, websites, responsividade, aplicativos)
- Conteúdo (introdução ao SEO)
- Quality Assurance (testes e validações)
- Monitoramento e Evolução (ferramentas, roadmap)
- Bibliografia e leituras de apoio (continuidade no aprendizado)
Publicidade e Comunicação: O mundo da comunicação digital.
Ter um site (projeto) não significa ter visitas! Para isso precisamos impulsionar nossas ações com publicidade digital. Como planejar, quais os formatos, quais as possibilidades, display x conteúdo. Aprenda nesse módulo a divulgar suas ações da melhor forma possível.
- Comunicação integrada
- As mudanças que o mundo digital trouxe para os veículos de comunicação
- Mass media X new media
- Planejamento de comunicação digital
- Planejamento de mídia online
- Formatos mais utilizados (e o papel da IAB)
- Veiculação de uma campanha de mídia online
- Branded content e novos projetos de mídia para marcas
- Peças simples X Rich Media X Links Patrocinados X Mídias Sociais
Mídias Sociais
Qual atividade os seres humanos mais fazem ao acessar a internet? Mídias sociais. Nada mais justo então do que entrarmos a fundo nesse universo e pensarmos como as mídias sociais podem ajudar a alavancar nossos negócios. Seja através de campanhas ultra segmentadas, como através de relacionamento, de produção de conteúdo, de vendas! Cada mídia com sua metodologia estratégica trabalhando a nosso favor!
- Mídias sociais (seeding, blogs corporativos, twitter, redes sociais…)
- Tipos e principais mídias sociais no Brasil e no Mundo. Sua marca precisa de todas?
- Perfil dos usuários x Perfil dos consumidores
- Planejamento estratégico dentro de mídias sociais
- Produção de conteúdo social (seu e dos usuários)
- Gerenciamento e Monitoramento
- Ferramentas mais utilizadas (gerenciamento, monitoramento e relevância / insights)
- Métricas e Otimizações
- Cases de sucesso e fracasso
Tendências Digitais: CRM, Mobile Marketing e demais tendências
- CRM digital. Como funciona e boas práticas
- Plataformas de email marketing e suas principais features e métricas
- Email mkt x Inbound marketing
- Integração Web + Mobile
- Site Mobile – tecnologias e usabilidade
- Formatos publicitários mobile, quais funcionam e quais as novas tendências?
- APP Mobile
- Integrações mobile: Códigos (QR, Realidade aumentada…)
- Mobile payments (pagamento e commerce)
- Compra de mídia no mundo mobile (metodologias, tecnologias, formatos…)
- Distribuição e modelos de negócio para APPs
- Métricas e plataformas
- Tendências do mundo digital para serem aplicadas amanhã
Métricas, Mensurações e Otimizações de ações digitais.
- O que são métricas
- O ecossistema das métricas: webanalytics, mídia programática, adserver, mídias sociais...
- Como se mensurar ações digitais
- Principais ferramentas
- Processo de implementação e mensuração
- Tipos de métricas e seu impacto nos resultados das empresas
- Privacidade e monitoramento
- Novas métricas
- Métricas de awareness x Métricas de performance
- Adservers: agência e/ou veículo
- Cases e exemplos