Spds News


Marketing digital

Três dicas para uma gestão de projetos digitais eficiente

Metas, dados, objetivos, campanhas… fazer a gestão de projetos digitais não é fácil. O profissional precisa estar alinhado com todos os processos e ferramentas, além de conhecer novas metodologias e técnicas que tragam benefícios para o cliente.

Também é preciso ter conhecimento de todas as áreas alocadas na produção do projeto, direcionando-as e fazendo um acompanhamento constante.

Como essa realidade exige dedicação e atualização frequente por parte do profissional de gestão, trouxemos três dicas essenciais que vão auxiliar você nesse caminho.

3 dicas para acertar na gestão de projetos digitais

Invista em planejamento 

Faz parte do papel do gestor entender o cenário do cliente, onde ele quer chegar, quais os obstáculos e oportunidades para isso, qual público ele busca atingir e como chegar lá. Sem essas informações, os objetivos tornam-se vazios.

Por isso, o planejamento é essencial para uma gestão eficiente. Mesmo que sua agência ou empresa tenha uma equipe focada somente em planejar, ainda assim é preciso que você, como gestor, acompanhe e faça o gerenciamento de expectativas, dores e necessidades.

Acompanhe as métricas e otimize atividades 

Além de ser ativo no processo de formação das metas junto ao cliente, o profissional de gestão de projetos deve acompanhar os dados (alguns diariamente, outros semanalmente) e pensar em reports estratégicos.

Muitas vezes, o cliente possui bons resultados mas não consegue visualizá-los, especialmente se ele não tiver domínio do digital. 

Como cada parceiro possui um nível de conhecimento diferente, pense em formas didáticas de apresentação que possam estabelecer um diálogo esclarecedor, com insights e trocas de ambas as partes.

Acredite, um report eficiente vai gerar ainda mais valor para os números apresentados. 

Caso você perceba que as métricas estão abaixo do esperado, vale um feedback com as equipes envolvidas e um estudo sobre possíveis otimizações.

Afinal, podem acontecer mudanças no mercado, nas projeções e até mesmo na própria empresa que impactem os números finais. O gestor deve acompanhar esses dados e trazer soluções.

Escolha a metodologia que mais se encaixa no projeto

Adotar uma metodologia para a construção de processos de gestão mais ágeis vai fazer toda a diferença no seu dia. Mas como escolher a que melhor se encaixa?

Tudo vai depender do escopo do seu projeto. A metodologia Agile, por exemplo, tem uma abordagem interativa, com etapas curtas para planejamento e produção.

A estratégia surgiu como uma solução para desenvolvedores de software, que tinham dificuldade em encaixar seus processos em técnicas de gestão antigas. Hoje, ela é usada mundialmente em projetos digitais.

Seu objetivo é alcançar maior produtividade e flexibilidade, priorizando interações em relação às ferramentas e otimizações ou testes em relação a um plano totalmente fechado. O Agile possui diversas vertentes, basta encontrar a que mais corresponde às necessidades do seu cliente.

Técnicas scrum

O Scrum é uma delas – um conjunto de práticas focadas na rapidez, produtividade e eficiência de um time.

A estratégia consiste no desenvolvimento de pequenos passos colaborativos ao invés de focar diretamente no resultado final. Em outras palavras, a meta do cliente é dividida em diversas etapas chamadas de “sprints”, em que cada equipe possui determinadas entregas.

Cada sprint tem um prazo. Ao seu fim, o gestor deve reunir-se com a equipe para fazer uma retrospectiva, apresentando resultados, identificando pontos de sucesso e discutindo o que poderia ter sido otimizado.

A ideia é alcançar a melhoria contínua por meio da flexibilidade e da colaboração.

Técnicas Lean

Já na vertente Lean, a ideia é que a gestão de projetos pratique um enxugamento dos processos, reduzindo etapas e evitando qualquer tipo de desperdício.

Nesse caso, a gestão de projetos digitais deve analisar como aumentar a produtividade do time sem perder a qualidade, minimizando também possíveis custos.

Quando chegar a hora de optar por essas ou outras técnicas, é interessante levar em consideração a duração do projeto, sua complexidade, o número de equipes envolvidas e a própria cultura da agência ou empresa, garantindo uma escolha assertiva.

Gestão de projetos digitais: atualização constante

Gerenciar nunca é uma tarefa simples, mas os profissionais sentem-se muito mais preparados para o desafio quando decidem atualizar seu conhecimento.

A São Paulo Digital School é pioneira e oferece cursos completos de curta duração com professores atuantes nas principais empresas do mercado.

Nosso curso de Gestão de Projetos Digitais ensina os conceitos das principais metodologias da atualidade, ampliando sua capacidade organizacional e de liderança perante as equipes envolvidas, além de promover o entendimento sobre a melhor estratégia para se utilizar em cada caso.

Acompanhe dicas de especialistas, com um material didático exclusivo, ganhe um certificado profissional e saia capacitado para novos projetos!

 

Autor

spds

Deixe seu Comentário


    Assine nossa newsletter!

    E receba em primeira mão todas as novidades da SPDS como novos cursos, novas turmas e descontos especiais!

    Quais áreas de conhecimento possui interesse?

    Assine nossa newsletter_

    Receba promoções e novidades em primeira mão se cadastrando em nossa newsletter_

    Receba nossas novidades!

    ×

    Olá!

    Entre em contato conosco através do WhatsApp ou envie-nos um e-mail para contato@spds.com.br.

    ×