Marketing digital

7 qualificações essenciais para o profissional de marketing do futuro

A transformação digital trouxe diversas mudanças e novas possibilidades para o universo da comunicação, inclusive na forma de lidar com os consumidores. O profissional de marketing deve ficar atento a ferramentas tecnológicas, tendências e conceitos que se alteram todos os dias!

Em um cenário tão diverso, é comum encontrar profissionais que se sintam inseguros ao assumir novos cargos ou projetos digitais

O sentimento de ter as habilidades defasadas é geral, especialmente entre os jovens que acabaram de sair das universidades. 

Isso acontece porque mesmo grandes instituições de ensino ainda não incluem tendências digitais em suas grades curriculares.

A solução é a busca por atualização constante, seja em cursos ou aulas práticas, para construir conhecimento e, assim, conquistar seu espaço.

Por isso, vamos dar algumas dicas sobre os principais conceitos e ferramentas cobradas pelo segmento.

O novo mercado de marketing digital

Primeiro, é preciso entender que empresas ou pessoas públicas não mais vendem produtos, mas contam histórias. Clientes consomem causas, status, experiências e não somente itens.

Assim, os profissionais de marketing devem estar prontos para desenvolver uma comunicação assertiva, envolvendo o público. Como? Conhecendo-o a fundo!

Com pesquisa, análise, mensuração, entendendo a sua forma de agir. Uma postura análítica é cada dia mais importante.

Saem na frente aqueles que entregam o que o cliente busca e precisa saber, na hora em que mais necessita.

Técnicas como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo o nutrem e informam até que ele se sinta pronto para comprar!

Assim, não só disponibilizamos aos potenciais consumidores nossos anúncios, mas oferecemos conteúdos de qualidade com informações que os levam a percorrer um caminho.

Deve-se atrair o cliente, não apenas ir procurá-lo. E o futuro promete ser cada vez mais personalizável. Será que você está pronto(a) para fazer parte dele? 

Qualificações para o profissional de marketing do futuro

Capacidade analítica

Os novos profissionais devem ser, acima de tudo, analíticos e adaptáveis. Quem sabe interpretar números e informações conta com uma base sólida para fazer escolhas.

Com uma estratégia orientada por dados, as chances de assertividade ficam muito maiores!

E, se você não tem familiaridade com números, não precisa se desesperar! Sempre existe espaço para desafiar a si mesmo e descobrir uma nova habilidade.

Adaptabilidade

Ser adaptável também é muito importante. Quem já trabalha na área entende que os projetos podem mudar a qualquer momento, especialmente quando novos dados são recebidos pela equipe.

A flexibilidade vai fazer com que o profissional de marketing saiba lidar com as mudanças, otimizando ações para obter sempre um resultado melhor.

Conhecimento das principais ferramentas e técnicas

Para ter acesso a números, é preciso conhecer técnicas e ferramentas! As métricas são essenciais hoje e ainda devem ter sua presença ampliada nos próximos anos. Atualmente, as principais são:

O software é usado para medir performance e resultados de uma página da internet a partir dos seus dados de tráfego. Dá para descobrir qual é a postagem mais acessada, de onde os usuários vêm e qual caminho percorrem.

O Ads é o serviço de publicidade da Google, em que é possível anunciar por rede de pesquisa, displays e outros.

Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para otimizar sites e blogs, melhorando o seu ranqueamento nos principais buscadores e oferecendo visibilidade à marca.

Entender um pouco sobre o desenvolvimento e a usabilidade de sites também pode auxiliar muito em seu trabalho. 

A comunicação com seu público nas mídias sociais deve ser assertiva, com uso de novos formatos e um tom de comunicação adequado.

A montagem e otimização de campanhas são parte importante de um bom projeto! Esteja familiarizado(a) com as ferramentas, podendo explorá-las ao máximo.

Como se monta um fluxo ou se nutre um cliente em potencial? Os e-mails têm um grande papel na tomada de decisão do público e são opções menos invasivas. Não deixe de conhecer as principais ferramentas de edição e disparo.

Desenvolvimento de um discurso

Seja na produção de conteúdo, design ou performance, o profissional de marketing deve desenvolver um discurso que esteja alinhado com os propósitos da marca.

Todos nós amamos ouvir histórias, certo? O desenvolvimento de um discurso envolve contar a história da empresa ou pessoa pública de forma envolvente. 

O que a motiva? Quais são seus propósitos? Como pretende chegar lá? 

Respondendo essas perguntas de maneira construída, é possível cativar o público, mostrando pontos em comum com ele. É o que chamamos de storytelling!

Trabalho em equipe

Como o profissional de marketing tem uma rotina repleta de desafios, nada mais justo do que saber trabalhar em equipe.

Não só entre o próprio time, mas também com outras áreas. O alinhamento com o setor de vendas é fundamental para uma ação mais completa, mas diversas empresas pecam ao fazer essa ponte.

Proatividade

Buscar a melhoria contínua de atividades e processos é uma das essências do novo marketing. Por isso, ter proatividade e certa independência para tomar decisões é um ótimo diferencial.

Aprender a aprender!

Por fim, estar sempre disposto a aprender (e também a se desconstruir). Muitas vezes, profissionais acreditam estar seguindo um caminho estratégico e, ao receber relatórios, percebem que os resultados não foram como o esperado.

Entender o que pode ser melhorado e ter flexibilidade para arriscar novos caminhos será cada vez mais importante na área da comunicação.

Para ajudar você nesse caminho, a São Paulo Digital School conta com um corpo de professores extremamente qualificado e atuante no mercado.

Temos cursos voltados para o profissional de marketing e internet, divididos em sete áreas: Marketing, Publicidade, Planejamento, Code & Design, Business, Métricas e Mídias Sociais.

Há a possibilidade de orientação de carreira e a elaboração de uma trilha de aprendizado única.

Além de oferecer um custo-benefício acessível e uma duração de aula que se encaixa em sua rotina, o aluno tem a oportunidade de construir networking, conhecendo outros profissionais já inseridos na área.

São mais de dez anos de pioneirismo na área, capacitando e certificando 15.000 alunos.

Caso falte tempo ou a distância seja grande, você também pode optar pela nossa modalidade de ensino à distância, com a São Paulo Distance Learning, que faz parte do grupo SPdS!

Autor

spds

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