Spds News


Marketing digital

Relações públicas 4.0: novos desafios e oportunidades

A transformação digital revolucionou algumas profissões, especialmente aquelas relacionadas à comunicação. Em uma era em que todos são mídia e têm pleno acesso aos canais de informação, como fica o papel das relações públicas?

A resposta vem em uma só palavra: necessário. No cenário de hoje, os usuários são bombardeados com notícias, vídeos, artigos e todo tipo de mensagem. A alta exposição oferecida pelo meio online pode ser positiva ou negativa, e em ambos os casos acontece rapidamente.

Por isso, em meio às mudanças, o papel das relações públicas ainda é o de construir uma imagem sólida. Auxiliar uma marca, empresa ou pessoa física a ter uma reputação de autoridade, além de saber lidar com possíveis crises comuns ao digital.

Relações públicas (PR): as novas habilidades no meio digital

Mas como promover e garantir a reputação de uma marca nesse novo universo de desafios e oportunidades? 

Em primeiro lugar, é preciso entender as novas habilidades exigidas pelo mercado. Além de estar em constante relacionamento com portais, jornais e produção de eventos, o profissional de relações públicas hoje deve saber trabalhar com a própria base do cliente.

Aprender a extrair dados de dashboards, desenvolver relatórios em planilhas e filtrar dados relevantes para saber que direcionamento tomar no meio digital é imprescindível.

Até porque atualmente existem milhares de ferramentas que disponibilizam informações para serem analisadas e aproveitadas, oferecendo um panorama mais claro de possíveis oportunidades ao profissional.

Diferente do que acontecia no passado, trabalhar o relacionamento com a grande mídia em cima de lançamentos e novidades não é suficiente. 

Mais do que isso, hoje é preciso estar bem posicionado no online e extrair pautas e insights da base atual do cliente, além de de benefícios rotineiros. 

Trabalhar a produção de conteúdo estratégico, desenvolver técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para ranquear as marcas e criar campanhas em parceria com influenciadores de nicho também é necessário.

O profissional de PR precisa ter esse entendimento, ainda mais com clientes de setores específicos, como o de tecnologia e afins.

Em outras palavras, quem estiver preparado para lidar com diversos canais, extrair dados e analisar métricas vai sair na frente da concorrência, oferecendo o que as relações públicas têm de melhor aos clientes!

Curso livre de Relações Públicas 4.0

A São Paulo Digital School é um centro de capacitação para profissionais de comunicação e internet. A instituição oferece cursos livres de curta duração com professores especialistas e atuantes em grandes empresas do mercado.

Além de uma grade e materiais exclusivos, os alunos da SPdS aproveitam valores acessíveis e saem com uma certificação profissional. 

Nosso curso de Relações Públicas 4.0 apresenta e contextualiza este novo cenário profissional, além de propor técnicas e estratégias para garantir seu espaço no mercado.

Autor

spds

Deixe seu Comentário


    Assine nossa newsletter!

    E receba em primeira mão todas as novidades da SPDS como novos cursos, novas turmas e descontos especiais!

    Quais áreas de conhecimento possui interesse?

    Assine nossa newsletter_

    Receba promoções e novidades em primeira mão se cadastrando em nossa newsletter_

    Receba nossas novidades!

    ×

    Olá!

    Entre em contato conosco através do WhatsApp ou envie-nos um e-mail para contato@spds.com.br.

    ×