Métricas e ferramentas

Descubra o que é Google Analytics e qual é o seu uso

A ciência de dados tem ganhado cada vez mais espaço no mercado moderno e na comunicação não é diferente. Ferramentas como Google Analytics já fazem parte da rotina do segmento. Não é a toa que a demanda por  profissionais analíticos em agências de comunicação e propaganda tem crescido exponencialmente.

Ao contrário do que alguns pensam, para entender e analisar dados relativos ao tráfego de um site, não precisa ser engenheiro. Na verdade, esse tipo de conhecimento já é exigido nos cargos de comunicação e esse cenário pode assustar profissionais experientes!

Atualizar o repertório de conhecimentos é necessário em qualquer área do mercado de trabalho, afinal, pesquisas, descobertas e novos métodos transformam a prática.  

O diferencial da comunicação é que a prática e os métodos se renovam simultaneamente. É por isso que, para atuar nesse campo, é preciso aprender a aprender. Isso mesmo: é preciso deixar de lado a insegurança e a resistência quanto ao digital e reaprender a comunicação constantemente.

Google Analytics

Um bom jeito de começar essa caminhada rumo ao digital é aprendendo sobre uma ferramenta gratuita que nasceu em 2005 e, desde então, tem sido aprimorada e amplamente utilizada: o Google Analytics.

O que é e como funciona o Google Analytics

O Google Analytics é um software usado para medir performance e resultados de uma página da internet a partir de dados relativos ao tráfego de usuários. Mas o que isso significa? 

Bom, através do Google Analytics você pode, por exemplo, saber qual é a postagem mais acessada do seu site; quantos usuários diferentes visitaram uma página em determinado período; de onde vêm os visitantes e qual caminho eles fizeram ali dentro.

Qualquer página da internet pode ter sua performance otimizada pelo Google Analytics. Basta o dono ou moderador da página inscrever-se na plataforma a partir de uma conta Google e em seguida vincular a URL da página ao seu perfil. Lembre-se: é gratuito!

O objetivo do Google Analytics é entender o comportamento dos visitantes ao navegarem em um site. A ferramenta coleta os dados observados e a partir deles desenvolve uma análise que revela os interesses daqueles visitantes dentro da página.

Depois de ter uma página da web cadastrada no software, ele passa a entregar valiosas informações periodicamente. Quanto mais tempo passa, mais dados o Google tem para analisar e, consequentemente, mais profundas e assertivas são as análises.

Por que usar o Google Analytics?

Como dito antes, a comunicação está em constante mudança assim como as pessoas e as relações estabelecidas entre elas e o mundo. Por isso, conhecer seu público é fundamental para entregar a solução esperada.

Ferramentas para acompanhar o usuário e seus comportamentos têm transformado grandes e pequenos negócios.

O Google Analytics é um software com autoridade no meio, seguro, gratuito e preciso. Usá-lo pode trazer melhorias significativas na performance de uma empresa. E saber usá-lo pode trazer credibilidade e destaque no competitivo mercado da comunicação.

Comece já!

Reaprender a comunicação é um desafio constante no dia a dia de quem trabalha  com o digital e um grande desafio para quem ainda não mergulhou nesse universo.

Aprender com quem faz é a melhor opção! 

A São Paulo Digital School é líder nacional no ensino de Marketing Digital e tem mais de dez anos de história. Faça o curso de Google Analytics ou escolha um dos outros seis cursos de Métricas que a escola tem para oferecer, e transforme sua carreira na comunicação.

Autor

spds

Deixe seu Comentário


Assine nossa newsletter!

E receba em primeira mão todas as novidades da SPDS como novos cursos, novas turmas e descontos especiais!

Quais áreas de conhecimento possui interesse?

Assine nossa newsletter_

Receba promoções e novidades em primeira mão se cadastrando em nossa newsletter_

Receba nossas novidades!