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Brand persona e buyer persona: como defini-las?

Uma boa estratégia de marketing digital deve levar em consideração uma série de fatores que impactam diretamente no desempenho de um negócio. Nesse cenário, a criação da brand persona e buyer persona se torna extremamente importante.

O desenvolvimento desses personagens que representam tanto a imagem de uma empresa, quanto o seu público-alvo, ajuda na elaboração de campanhas e conteúdos mais assertivos. Dessa forma, a satisfação do cliente é garantida, assim como o sucesso do seu trabalho.

Mas como definir essas personas e ter a certeza de que elas são aquilo que eu realmente preciso? É o que vamos descobrir!

Por que as personas são importantes?

A forma com que você dialoga e se apresenta ao seu público é essencial para marcar presença e criar uma boa relação com clientes em potenciais.

Por isso, é necessário criar uma comunicação que combine com o perfil alvo. Isso inclui tanto a linguagem utilizada nas peças quanto a identidade visual de sua empresa, e até mesmo a abordagem escolhida.

E, para que redatores e designers saibam como criar bons conteúdos, é preciso que o seu negócio tenha em mente qual é o seu posicionamento no mercado. Ou seja, quem ele quer atingir e como ele se porta diante dos leads.

Nesse momento, a brand persona e a buyer persona funcionam como guias que facilitam esse processo. Afinal, fazem com que todos estejam bem alinhados quanto à imagem e objetivos da marca. Assim, garantem o sucesso de todas as campanhas.

Brand persona: o que é?

Se a sua empresa fosse uma pessoa, qual seria a sua personalidade? Como ela se comunicaria com outros indivíduos? Quais seriam os seus interesses?

É com base nesses questionamentos, e muitos outros, que a brand persona é definida. Ela procura personificar a sua marca, oferecendo mais originalidade e individualidade ao seu negócio.

Dessa maneira, é possível traçar a forma com que você pretende se comunicar com o seu público-alvo, para gerar maior interesse e identificação entre todos os possíveis leads e o seu empreendimento.

Dê voz e personalidade ao seu negócio por meio da brand persona e observe os benefícios que ela irá te oferecer!

Buyer persona: o que é?

Enquanto o brand persona foca na personalidade de sua marca, o buyer persona vai procurar entender como funciona a mente de seu cliente.

Sendo assim, é importante fazer uma pesquisa aprofundada para compreender quais são as principais dores e necessidades de seu público. Dessa forma, você é capaz de oferecer soluções e produtos que realmente atraiam o alvo.

Mas fique atento! Muitas pessoas confundem público-alvo com buyer persona, porém os dois termos possuem conceitos diferentes. Enquanto o primeiro é mais geral, o segundo consegue traçar um perfil muito mais específico e segmentado.

Aqui, você também personifica um grupo de pessoas – aquele que você quer atingir – para guiar toda a estratégia de marketing digital de sua empresa.

Como definir a brand persona e a buyer persona de um negócio?

A criação da brand persona e buyer persona é muito mais simples do que parece. Contudo, para que esse desenvolvimento seja feito de maneira satisfatória, é preciso saber quais são as necessidades e objetivos de seu negócio.

Não só isso: entender por que a sua empresa existe e quem ela quer servir com as suas soluções e produtos é essencial para que os perfis adequados sejam desenvolvidos.

Nesse momento, listar todas as informações pertinentes sobre o serviço prestado é interessante, já que ajuda nesse processo.

Investir em cursos e empresas especializadas nessa área também é uma boa forma de garantir a assertividade dessa elaboração durante o planejamento de marketing.

Prepare-se para esse momento com a SPdS!

Quer estar preparado para a criação da brand persona e buyer persona? Então temos uma boa notícia: a SPdS pode te ajudar!

Com treinamentos e cursos voltados tanto para a área do planejamento quanto para a do conteúdo, você será capaz de elaborar personas que combinem com um empreendimento ao mesmo tempo que cria peças alinhadas à estratégia!

No curso de planejamento de marketing digital, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de terem uma visão bastante ampla sobre essa área.

Além de entenderem como funcionam as facetas desse universo, também desenvolvem habilidades que os ajudam no momento de elaborar planos eficientes, inclusive no que diz respeito ao branding de uma marca.

E, para engajar o público e atrair cada vez mais leads, é preciso ter uma boa técnica de storytelling.

Por isso, oferecemos um curso que aborda tanto a questão teórica desse aspecto tão importante do marketing, quanto a prática. Dessa forma, se torna mais fácil criar campanhas que sejam cativantes e criativas.

Por fim, para colocar tudo isso em prática, é necessário formular conteúdos chamativos e que performem bem diante das métricas online.

O curso de analista de marketing digital aborda questões que vão desde as mídias sociais até o e-mail marketing e o SEO. Ou seja, é completo e ajuda no desenvolvimento de peças totalmente alinhadas à brand persona e a buyer persona de um negócio!

Viu só como a SPdS pode te ajudar? Além dos cursos, também oferecemos vários conteúdos em nosso blog que podem te ajudar a compreender um pouco mais sobre o universo do marketing. Vem com a gente!

Autor

spds

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