Fazer parte da transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade. Para acompanhar o mercado, é preciso atualizar os conhecimentos constantemente. E, como mudanças podem ser assustadoras, reunimos dicas para ajudar você a tornar-se um profissional de marketing digital completo!

Quem trabalha com comunicação sabe como padrões são facilmente rompidos, em especial na era da tecnologia. 

Dessa forma, seguir as novas tendências e conhecer ferramentas pode fazer toda a diferença em seu currículo e carreira.

Desmistificando as mudanças: o caminho para ser um profissional de marketing digital

Não pense que é preciso deixar de lado tudo aquilo que você aprendeu para entrar de vez no mercado de marketing digital. Esse é um erro comum e pode causar medo ou insegurança nos profissionais.

A realidade é que o conhecimento do digital deve complementar o que você já sabe por experiência, tornando sua visão mais completa e suas estratégias muito mais assertivas.

Tendo isso em mente, estude o mercado com interesse, mas mantendo sempre o olhar estratégico. Elaboramos uma descrição para mostrar o que um profissional de marketing digital deve ter em mente:

O mercado do marketing digital

O marketing digital consiste em um conjunto de práticas realizadas no meio online para conquistar novos negócios e desenvolver um posicionamento de mercado. 

Com foco total no cliente, sua base é a atração. Em outras palavras, o objetivo principal é fazer com que o público encontre a sua marca.

Para alcançar essas pessoas, é preciso ter em mente um perfil de consumidor assertivo, que leve em consideração os seus desejos, objeções, dores e necessidades.

Todos esses pontos devem ser trabalhados na comunicação da marca, conversando diretamente com os usuários e atraindo-os.

Isso porque, diferente do marketing tradicional, o digital é menos invasivo e trabalha o conceito de conquista. 

Por isso, entender o que os potenciais clientes (chamados “leads”) buscam quando estão na internet é essencial.

Por meio de conteúdos, fluxos de e-mails, landing pages, otimização de sites e mídia paga, é possível apresentar alternativas para os problemas procurados, sempre apontando a sua empresa como solução final.

Mesmo os anúncios pagos são segmentados, atingindo somente o público desejado.

O início da transição profissional 

Se você foi convidado(a) para um novo cargo ou simplesmente quer se transformar em um profissional de marketing digital, será preciso adquirir novas habilidades.

Tais habilidades podem ser desenvolvidas por meio de estudos e principalmente pelo convívio com pessoas da área. Participe de eventos, leia livros e conheça quem possa falar sobre o dia a dia da profissão mas, principalmente, busque cursos personalizados.

Por isso, nossa dica são os cursos livres. Além de ter aulas com profissionais altamente qualificados, é possível construir networking entre alunos de diferentes empresas e agências. Isso sem contar a experiência prática já adquirida em sala de aula. 

Antes do novo profissional de marketing resolver entrar em uma pós-graduação, que é geralmente mais específica e demanda um período muito maior de tempo, é indicado que ele invista sua energia em conhecer os conceitos de forma rápida

São Paulo Digital School é líder nacional no ensino de marketing digital, com mais de 600 turmas completas em seus dez anos de história. Sua metodologia é inovadora e pautada em práticas do mercado, com professores especialistas.

Se o impedimento em sua rotina for tempo ou distância, a São Paulo Distance Learning é a escolha ideal. O centro de capacitação também faz parte do grupo SPDS e conta com cursos de marketing digital EAD.

E, como foi dito, não deixe para trás tudo o que construiu. Pelo contrário, use a sua experiência para trazer ainda mais inteligência ao marketing digital, criando um panorama de comunicação mais amplo.